,

,
,

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Extintor em automóveis não será mais obrigatório

Decisão do Contran ocorre poucas semanas antes da troca por extintores ABC entrar em vigor
Duas semanas antes do início da obrigatoriedade da troca do extintor pelos do tipo ABC, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu que o porte do equipamento será opcional, não acarretando mais em multa nem infração para quem não o tiver dentro do automóvel.

A medida deverá começar a valer a partir da publicação da resolução, que deve ocorrer nos próximos dias. A obrigatoriedade de se rodar com o extintor existe desde 1970 no Brasil. Sua falta é considerada uma infração média, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na habilitação de motorista.
A desobrigação, porém, não será válida para veículos de transporte como ônibus, caminhões, triciclos de cabine fechada e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.
A decisão encerra uma verdadeira corrida em busca de extintores do tipo ABC, capazes de combater o fogo em um número maior de materiais do que os do tipo BC. Desde o anúncio da obrigatoriedade, em 2014, os extintores ABC tornaram-se raros e de preço cada vez mais elevado.
A medida já havia sido adiada três vezes. justamente por falta de tempo hábil para abastecer o mercado. Em seu informe divulgado hoje, o Contran afirma que um estudo de 90 dias constatou a baixa incidência de incêndios dentro do volume total de acidentes com veículos, e que o uso do extintor sem preparo representa mais risco ao motorista do que o incêndio em si.fontequatrorodas



Postar um comentário

 
Copyright © 2013 OUVIDOR AGORA - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT