,

,
,

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Cantor Sertanejo faz música para ajudar menina com leucemia a achar doador

Rafaela Raizer precisa de transplante de medula, em Goiânia.
Ela inspirou irmão de 7 anos a escrever livro 'A Princesa Que Usa Óculos'.
A campanha para ajudar Rafaela Raizer Landim Silva, de 6 anos, que luta contra um tipo raro de leucemia está repercutindo nas redes sociais. A busca por um doador demedula óssea compatível com a criança ganhou o apoio do cantor sertanejo Lucas Gabriel, que compôs uma música especialmente para a meninaRafaela foi diagnosticada com a doença no final de abril deste ano, em Goiânia. Por causa da leuceima, a menina já perdeu os cabelos e, segundo a mãe, a assistente social Luciana Raizer da Silva, a garota está muito abatida.
A menina ficou conhecida nacionalmente devido à repercussão do livro feito pelo irmão, Alexandre Raizer, de 7 anos, em que ela é a personagem principal. O menino escreveu “A Princesa que Usa Óculos” devido à relutância da irmã em usar o acessório.Apesar de sempre ajudar a menina, Alexandre não pode salvá-la desta vez, pois ele e Rafaela foram adotados quando eram bebês e não possuem medula compatível. Também não foi possível encontrar um doador na família. "Já foi verificado que a mãe biológica não tem filhos com o mesmo pai biológico. Então, essa chance ela já não tem. A gente tem que achar na população mesmo um anjo doador", afirma a coordenadora da campanha, Daniela Mercez.
Mesmo sem poder ajudar diretamente, Alexandre lançou um vídeo na internet para tentar conseguir um doador de medula óssea compatível para sua irmã. No vídeo postado em seu blog, Alexandre explica como fazer para ser doador e também explica a importância do gesto capaz de salvar uma vida.
“A princesa que usa óculos na luta contra o câncer é uma história real. Minha princesa Rafaela estácom leucemia e precisa urgentemente de um transplante de medula para sobreviver”, disse o garoto.
Com a campanha, o número de pessoas que procuram o Hemocentro de Goiânia para se cadastrar como doador de medula óssea passou de 10 para 80 por dia. Para realizar o exame de compatibilidade, será coletado uma amostra entre 5 ml e 10 ml de sangue.
Tratamento
A médica oncologista Renata Voluti é especialista no tratamento de doenças em crianças e responsável pelo caso de Rafaela. Ela explica que uma mutação genética rara torna a leucemia da menina mais grave e difícil de ser tratada."A gente não consegue destruir todas as células da leucemia no tempo que a gente precisa e outra coisa que essa mutação faz, mesmo que o paciente consiga atingir a remissão, é aumentar a chance da recaída. Por isso que foi indicado o transplante para a Rafaela", pontua.
Livro
Alexandre surpreendeu a família ao fazer umlivro infantil para ajudar a irmã. Com problemas de visão, Rafaela relutava em usar óculos. Ele, então, por iniciativa própria, escreveu e ilustrou a história "A Princesa que usa óculos", dedicada à caçula da família.
Rafaela tem astigmatismo e hipermetropia. Apaixonada pelas heroínas dos contos de fadas, ela  argumentava com os pais que não existia princesa de óculos. "Ficava vendo ela reclamar e pensei: 'Vou resolver esse problema'", explicou Alexandre ao G1, em setembro do ano passado.
O autor mirim ganhou repercussão nacional e foi convidado a participar do programa Encontro, da Fátima Bernardes, e de feiras literárias.fonteg1




Postar um comentário

 
Copyright © 2013 OUVIDOR AGORA - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT