,

,
,

domingo, 11 de agosto de 2013

Moradores se unem e constroem delegacia por conta própria, em Goiás Prédio custou R$ 150 mil e foi pago pela população da cidade de Vianópolis. Local corre risco de não funcionar por causa da falta de profissionais.

Cansados de esperar pela ação do poder público, os moradores de Vianópolis, a 92 km de Goiânia, decidiram construir uma delegacia na cidade por conta própria. O prédio, de 174 m², foi erguido com mão de obra e materiais doados pela comunidade, num investimento de R$ 150 mil. O local, no entanto, corre o risco de não funcionar devido a falta de profissionais.
A ideia da construção surgiu por conta da situação em que se encontrava a atual delegacia do município, que também funciona como cadeia. O distrito está instalado de forma improvisada em uma casa. No início deste ano, uma reunião entre o Governo do Estado e o Conselho da Comunidade de Execução "Nós vimos o problema do presídio e da execução penal. Para que nós implementássemos algum trabalho, tínhamos que dividir a secretaria de segurança e a de execução penal. Daí veio a necessidade da construção da nova delegacia", explica Luiz Mário Sanches, vice-presidente do Conselho da Comunidade.
A delegacia impressiona pela qualidade. Têm salas espaçosas, banheiros, cozinha e celas para os presos. As portas são de vidro e o balcão da recepção é feito de mármore. Porém, corre o risco ter sido construído em vão, pois não há pessoal para trabalhar no local.
Em Vianópolis, não há delegado titular e os policiais civis, que deveriam atuar na investigação, são obrigados a fazer outras funções. Como não existem agentes prisionais na cidade, os investigadores são obrigados a ficar na cadeia improvisada vigiando os presos.
Agora, com o prédio construído, a população quer que o estado arque com a sua parte. "Fizemos várias reuniões e acertamos que a Secretaria de execução penal [Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça (Sapejus)] contrataria 14 agentes penitenciários para cuidar dos presos e, em contrapartida, a comunidade ia fazer uma delegacia. Nós fizemos a nossa parte, esperamos que eles façam a deles”, diz Luiz Mário Sanches.
A Sapejus informou que está assumindo a responsabilidade sobre os presos. Na próxima terça-feira (13), está marcada uma reunião do órgão com a prefeitura da cidade paraMoradores se unem e constroem delegacia por conta própria, em Vianópolis Goiás (Foto: Reprodução / TV Anhanguera)


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 OUVIDOR AGORA - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT